
DECISÃO CERTA OU ERRADA!
Tomamos decisões a todo o momento, por hábitos (impulsos) ou reflexões (razão). Quando elas resultam em erros, geralmente temos dois caminhos a percorrer: admiti-los e perdoá-los procurando uma saída para corrigi-los, ou negá-los e escondê-los sem a possibilidade de consertá-los. Com o primeiro, abro caminho para a remissão e o acerto; com, segundo a continuar no erro.
Por que então continuamos insistindo a esconder os erros? Quando nosso ego está enfraquecido, não conseguimos olhar para o quão temos de defeitos e erramos dando a ideia de que, escondendo, estaremos resolvendo o problema, e deixando nossa vaidade intocável. Pura fantasia que nos leva para a infelicidade.
CAUTELA
O medo é sentimento que nos diz que há algo de ruim para acontecer nos próximos momentos. A cautela é a reação ao medo de forma moderada (racional). A fuga e o ataque são reações ao medo de forma rápida (irracional). O medo sempre irá existir, e foge do nosso controle a reação a ele, rápida ou moderada, vai depender das circunstâncias, e se tivermos tempo poderemos escolher em que forma iremos encará-lo. Essa é a diferença entre planejar e reagir.
ANTÔNIMO
O consumo exagerado é estimulado por o que temos de pior, que é a nossa vaidade, e essa só aparece quando alimentamos nossa individualidade, que por sua vez é reflexo de nossa educação. Porém pelo mesmo caminho podemos mudar isso, trocando essas palavras por seus antônimos: individualidade-coletividade, vaidade-humildade, consumo-economia, que chegaremos a um convívio melhor.
Mín. 22° Máx. 34°