
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) decidiu prorrogar a Campanha de Vacinação Antirrábica de 2024. A iniciativa, que estava programada para encerrar no dia 29 de setembro, agora se estenderá até o final de outubro, com o objetivo de imunizar cerca de 808 mil cães e gatos em todo o estado.
A ampliação do prazo tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal e alcançar a meta de imunização estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 80%. No ano passado, o Piauí superou essa meta, atingindo uma cobertura de 108%. A expectativa é que, com a prorrogação, o índice de imunização seja elevado ainda mais.
A campanha é destinada a cães e gatos a partir de três meses de idade. A imunidade dos animais vacinados se estabelece após 21 dias da aplicação da vacina e tem validade de um ano. Animais de outras espécies, como macacos e roedores, não fazem parte do público-alvo da vacinação.
A raiva é uma doença viral grave que pode acometer mamíferos e ser transmitida para humanos, sendo os cães os principais transmissores em áreas urbanas. A vacinação anual é a medida mais eficaz para prevenir a disseminação da doença, tanto em animais quanto em pessoas, conforme reforça Meirilane Veloso, gerente de Vigilância em Saúde da Sesapi.
Além da vacinação, a Sesapi também capacitou equipes técnicas dos municípios para o manejo clínico de casos suspeitos de raiva humana e animal. A qualificação ocorreu após a confirmação de um caso de raiva humana na zona rural de Piripiri e envolveu médicos, enfermeiros e equipes de vigilância ambiental e zoonoses.
PIAUÍ A Imprensa de Trincheira: o passado de coragem que desafiou o poder e o crime no Piauí
INCLUSÃO Associação dos Cegos do Piauí completa 59 anos transformando vidas
PIAUÍ A Imprensa de aluguel do Piaui Mín. 23° Máx. 32°