
A Barragem de Boa Esperança, localizada no município de Guadalupe, no Sul do Piauí, entrou em cota de alerta na noite deste domingo (9) após a abertura das comportas para aumento da vazão de água. A informação foi divulgada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), que acompanha o monitoramento da bacia do Rio Parnaíba.
Segundo o engenheiro hidrólogo do SGB, Cláudio Damasceno, a liberação maior de água começou no último sábado (7) como parte do controle do reservatório durante o período chuvoso. Ele explicou que o volume do lago já estava em cerca de 82% da capacidade, o que exige a redução do nível para que a barragem possa cumprir também a função de conter cheias no rio.
De acordo com o boletim mais recente do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Parnaíba, a usina vinha operando com vazão próxima de 1.600 metros cúbicos por segundo. A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que, com a diminuição das chuvas na região, a tendência é que a vazão seja reduzida gradualmente para 1.400 m³/s nesta segunda-feira (9) e para 1.000 m³/s a partir de terça-feira (10).
A água liberada pela barragem deve provocar uma onda de cheia ao longo do Rio Parnaíba, que deve chegar a Teresina entre dois e três dias. Mesmo assim, o nível do rio na capital ainda permanece dentro da normalidade, medindo cerca de 4,39 metros. Em cidades como Luzilândia, o nível pode voltar a subir nos próximos dias, enquanto em municípios como Esperantina e Barras o monitoramento continua devido ao comportamento de outros rios da região.
PIAUÍ A Imprensa de Trincheira: o passado de coragem que desafiou o poder e o crime no Piauí
INCLUSÃO Associação dos Cegos do Piauí completa 59 anos transformando vidas
PIAUÍ A Imprensa de aluguel do Piaui Mín. 23° Máx. 32°