
O Uruguai quer dobrar o número de turistas brasileiros nos próximos quatro anos. Atualmente, cerca de 450 mil viajantes do Brasil visitam o país anualmente. A meta do governo uruguaio é ampliar esse fluxo e fortalecer o Brasil como um dos principais mercados do turismo local.
De acordo com o ministro do Turismo, Pablo Menoni, a estratégia envolve melhorar a conectividade aérea, criar novas rotas turísticas e diversificar a oferta de experiências no país. A ideia é ir além do tradicional turismo de sol e praia e promover também o turismo gastronômico, rural e de natureza, especialmente no interior e no norte do território.
Em 2025, o Uruguai recebeu cerca de 3,6 milhões de visitantes estrangeiros. Desse total, quase 490 mil eram brasileiros, que movimentaram aproximadamente US$ 336 milhões na economia local. As cidades mais procuradas pelos turistas foram Montevidéu, Punta del Este e Colonia del Sacramento.
Para aumentar o número de visitantes, o governo também discute incentivos para companhias aéreas ampliarem os voos entre Brasil e Uruguai. Além disso, há projetos para fortalecer a gastronomia local e até trazer o sistema de avaliação do Guia Michelin para o país, como forma de valorizar restaurantes e atrair turistas interessados em experiências culinárias.
ATENAS ALAGOANA Penedo: a Atenas do Nordeste que encantou Dom Pedro II e preserva quase cinco séculos de história às margens do Velho Chico
EROSÃO COSTEIRA Jericoacoara encolhe: mar avança até 10 metros por ano e ameaça um dos maiores cartões-postais do Brasil
TURISMO AMERICANO Ranking revela as melhores cidades dos Estados Unidos em 2026: por onde começar a realizar o sonho americano?
TURISMO PIAUÍ Quando os ipês florescem, o Cânion do Rio Poti se transforma em uma obra-prima da natureza
TURISMO EM ALTA Portal da Serra dos Matões: investimento fortalece turismo e impulsiona desenvolvimento de Pedro II
MORRO DO CARECA/RN Ponta Negra: da vila de pescadores ao cartão-postal que conquistou o Brasil Mín. 23° Máx. 32°