
O esquiador Lucas Pinheiro Braathen entrou para a história do esporte brasileiro neste sábado (14) ao conquistar a primeira medalha de ouro do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno. A vitória veio na prova de slalom gigante dos Jogos de Olimpíadas de Inverno de 2026, disputados em Milão-Cortina. Aos 25 anos, o atleta completou as duas descidas com o tempo total de 2min25s.
Na segunda descida, Braathen marcou 1min11s08, assegurando o melhor tempo geral da competição. Já na primeira, foi o único competidor a concluir o percurso abaixo de 1min14s, registrando 1min13s92, desempenho que o colocou 0s95 à frente do principal rival na etapa inicial.
O pódio foi completado pelos suíços Marco Odermatt, que terminou com 2min25s58, e Loïc Meillard, que fechou a prova em 2min26s17. A disputa foi marcada por equilíbrio e alto nível técnico, mas o brasileiro manteve a regularidade nas duas descidas e confirmou o ouro inédito.
Até então, o melhor resultado do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno havia sido o nono lugar de Isabel Clark no snowboard cross, nos Jogos de Turim 2006. Braathen ainda volta à pista na próxima segunda-feira (16), quando disputa a prova do slalom, a partir das 6h (horário de Brasília), com chance de ampliar o feito histórico.
BRASIL X JAPÃO Japão tropeça, Brasil agradece? Empate muda cenário e aumenta expectativa para o grande duelo
SELEÇÃO BRASILEIRA Brasil encara a Escócia de olho na liderança do Grupo C da Copa do Mundo
COPA DO MUNDO 2026 Portugal busca primeira vitória, e Inglaterra tenta manter 100% na Copa do Mundo
COPA DO MUNDO Messi, Mbappé e Haaland agitam a segunda rodada da Copa do Mundo nesta segunda-feira
BRASIL COPA DO MUNDO Liderança do Grupo C pode dar vantagem estratégica ao Brasil no mata-mata da Copa
COPA DO MUNDO Espanha, Uruguai, Bélgica e Egito entram em campo em busca da primeira vitória na Copa do Mundo Mín. 23° Máx. 32°