Domingo, 28 de Junho de 2026
28°

Tempo nublado

Teresina, PI

Esportes ESPORTE

Brasil conquista ouro inédito com Lucas Pinheiro Braathen nas Olimpíadas de Inverno

Esquiador vence o slalom gigante em Milão-Cortina 2026 e garante medalha histórica para o país

14/02/2026 às 13h01 Atualizada em 15/02/2026 às 15h06
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O esquiador Lucas Pinheiro Braathen entrou para a história do esporte brasileiro neste sábado (14) ao conquistar a primeira medalha de ouro do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno. A vitória veio na prova de slalom gigante dos Jogos de Olimpíadas de Inverno de 2026, disputados em Milão-Cortina. Aos 25 anos, o atleta completou as duas descidas com o tempo total de 2min25s.

Na segunda descida, Braathen marcou 1min11s08, assegurando o melhor tempo geral da competição. Já na primeira, foi o único competidor a concluir o percurso abaixo de 1min14s, registrando 1min13s92, desempenho que o colocou 0s95 à frente do principal rival na etapa inicial.

O pódio foi completado pelos suíços Marco Odermatt, que terminou com 2min25s58, e Loïc Meillard, que fechou a prova em 2min26s17. A disputa foi marcada por equilíbrio e alto nível técnico, mas o brasileiro manteve a regularidade nas duas descidas e confirmou o ouro inédito.

Primeira medalha de ouro do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno - Foto: Reprodução

Até então, o melhor resultado do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno havia sido o nono lugar de Isabel Clark no snowboard cross, nos Jogos de Turim 2006. Braathen ainda volta à pista na próxima segunda-feira (16), quando disputa a prova do slalom, a partir das 6h (horário de Brasília), com chance de ampliar o feito histórico.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários