
O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) divulgou nesta quinta-feira (12) o balanço da Operação Tô de Olho – Abastecimento Seguro, realizada para combater fraudes em postos de combustíveis no estado. A ação teve como foco garantir mais transparência e segurança ao consumidor no momento do abastecimento.
Ao todo, foram fiscalizados 15 postos nas cidades de Teresina, Altos e União. Durante a operação, os agentes verificaram 146 bicos de abastecimento, com 28 reprovações e três interdições. Entre as irregularidades encontradas estão painéis de bombas danificados, dispositivos eletrônicos com suspeita de fraude e falhas que comprometem a medição correta do combustível.
Segundo o diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo, a iniciativa reforça o trabalho conjunto entre os órgãos de fiscalização e amplia a proteção ao consumidor. Ele destacou que a operação foi articulada com órgãos nacionais do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e que as ações continuarão de forma permanente na capital e no interior do estado.

Os postos autuados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estão sujeitos a multas que variam de R$ 5 mil a R$ 5 milhões, além de penalidades como suspensão ou revogação da autorização de funcionamento, após processo administrativo com direito à ampla defesa. Já nas autuações do Inmetro, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão. O Imepi reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo aplicativo Fala Consumidor ou pelo WhatsApp da ouvidoria: (86) 99456-1921.
PIAUÍ A Imprensa de Trincheira: o passado de coragem que desafiou o poder e o crime no Piauí
INCLUSÃO Associação dos Cegos do Piauí completa 59 anos transformando vidas
PIAUÍ A Imprensa de aluguel do Piaui Mín. 23° Máx. 32°