
A Academia Piauiense de Letras (APL) elegeu, na manhã deste sábado (13), a nova Diretoria que comandará a instituição no biênio 2026–2028. A escolha ocorreu durante Assembleia Acadêmica, com chapa única, e foi aprovada por unanimidade pelos 25 acadêmicos presentes. O acadêmico Antônio Fonseca dos Santos Neto foi eleito presidente da Casa.
Além da presidência, a Assembleia definiu toda a composição da Diretoria. José Elmar de Melo Carvalho assume a vice-presidência; Marcelino Leal Barroso de Carvalho fica como secretário-geral; Maria do Socorro Rios Magalhães será a primeira secretária; Carlos Evandro Martins Eulálio, o segundo secretário; e Reginaldo Miranda da Silva, o tesoureiro.
Após a proclamação do resultado, Fonseca Neto afirmou que a APL é guiada por uma tradição de diálogo, coesão e responsabilidade institucional. Segundo ele, a nova gestão terá como foco preservar o caráter coletivo da Academia, fortalecer sua presença institucional, cuidar da memória da Casa e ampliar o alcance de suas ações no campo literário e cultural.
Ao encerrar o mandato, a então presidente Fides Angélica fez um balanço da gestão, destacando o fortalecimento da vida acadêmica, a ampliação das atividades culturais abertas ao público e o cuidado com o patrimônio material e simbólico da APL. Ela ressaltou que os avanços foram resultado do trabalho coletivo e da observância ao regimento, reafirmando a alternância administrativa como pilar da vitalidade democrática da instituição.
PIAUÍ A Imprensa de Trincheira: o passado de coragem que desafiou o poder e o crime no Piauí
INCLUSÃO Associação dos Cegos do Piauí completa 59 anos transformando vidas
PIAUÍ A Imprensa de aluguel do Piaui Mín. 23° Máx. 32°