Domingo, 28 de Junho de 2026
28°

Tempo nublado

Teresina, PI

Empreendedorismo SETOR PRODUTIVO

Teresina em Movimento: Indústria e Prefeitura selam aliança para acelerar o desenvolvimento da capital

Encontro no Palácio da Cidade fortalece diálogo entre setor produtivo e gestão municipal, cria comitê permanente da indústria e estabelece metas conjuntas para infraestrutura, empregos e crescimento econômico

26/11/2025 às 13h33 Atualizada em 26/11/2025 às 14h32
Por: Douglas Ferreira
Compartilhe:
Reunião entre setor produtivo e prefeito Silvio Mendes fortalece a parceria entre a indústria teresinense e a municipalidade - Foto: Reprodução
Reunião entre setor produtivo e prefeito Silvio Mendes fortalece a parceria entre a indústria teresinense e a municipalidade - Foto: Reprodução

Os industriais piauienses se reuniram, na manhã desta quarta-feira (26), com o prefeito de Teresina, Dr. Silvio Mendes, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Airton Feitosa, no Palácio da Cidade. O encontro reuniu representantes do Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI), do Movimento Empreender Piauí e da Associação dos Industriais do Polo Industrial Sul, em uma agenda voltada à melhoria da infraestrutura do polo empresarial e à criação de um Comitê Permanente da Indústria de Teresina.

Durante aproximadamente uma hora de reunião, o prefeito apresentou um panorama atualizado das finanças municipais e dos desafios enfrentados pela administração, destacando a necessidade de gestão eficiente mesmo em cenários de disponibilidade de recursos. Em seguida, ouviu as demandas e prioridades elencadas pelo presidente do CIEPI, Marcelo Medeiros, pelo diretor Arthur Feitosa e pelo vice-presidente da entidade, Andrade Júnior, que defendeu a criação de um fórum permanente para o setor industrial na capital.

Segundo Andrade Júnior, o diálogo direto entre indústria e prefeitura fortalece iniciativas estratégicas para o crescimento da cidade. “É fundamental manter esse relacionamento próximo. A indústria precisa do apoio do município para avançar em projetos que impulsionam o desenvolvimento de Teresina”, afirmou.

Atento às solicitações, Silvio Mendes determinou que o secretário Airton Feitosa se reúna nos próximos dias com uma comissão técnica formada por industriais para aprofundar a pauta e definir prioridades. Uma nova reunião mais operacional já está agendada para o dia 15 de dezembro, com foco na apresentação de propostas concretas.

Para o prefeito, a colaboração entre o setor público e o setor produtivo é essencial para ampliar investimentos, fortalecer a economia local e garantir mais empregos. “O setor produtivo gera riqueza, trabalho e renda. O Polo Empresarial Sul é responsável por centenas de postos de trabalho, e é fundamental que o município assegure condições para que essas empresas cresçam ainda mais”, destacou Mendes.

O presidente do CIEPI avaliou o encontro como “produtivo e alinhado às necessidades da indústria”, ressaltando que uma das prioridades é a implantação de um restaurante moderno para atender os trabalhadores do Polo Empresarial Sul, que reúne mais de dois mil empregos diretos.

Já o presidente do MOVE, empresário Marcelino Lopes destacou que, "com um bom diálogo se constroem melhorias para a cidade". 

Ao final, ficou evidente que a parceria reafirmada entre a gestão municipal e o setor industrial representa um passo importante para a construção de uma Teresina mais competitiva, integrada e preparada para os desafios econômicos dos próximos anos.

Confira as falas do prefeito Silvio Mendes e do presidente do CIEPI, industrial Marcelo Medeiros: 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários