Domingo, 28 de Junho de 2026
28°

Tempo nublado

Teresina, PI

Cidades CONGRESSO

Piauí sediará 13º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas

Evento reunirá pesquisadores, estudantes e especialistas de todo o país em Luís Correia, litoral do Piauí, entre os dias 2 e 5 de setembro de 2025.

19/07/2025 às 08h51
Por:
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O estado do Piauí será palco de um dos principais encontros científicos da agricultura brasileira. Entre os dias 2 e 5 de setembro de 2025, a cidade de Luís Correia sediará o 13º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas (CBMP), que acontecerá no Sesc Praia. O evento será realizado pela Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas (SBMP), com o apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da Embrapa Meio-Norte e outras instituições.

Com o tema “Desafios e Perspectivas do Melhoramento de Plantas para a Sustentabilidade das Novas Fronteiras Agrícolas”, o congresso tem como objetivo debater os avanços científicos e tecnológicos da área, com foco especial no bioma Cerrado e na região do Matopiba — que compreende partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, e tem se consolidado como uma das principais fronteiras agrícolas do país.

A programação contará com painéis temáticos, palestras, mesas-redondas e minicursos voltados para temas como: Melhoramento genético de plantas; Espécies nativas do Cerrado; Culturas frutíferas e forrageiras tropicais; Inteligência artificial aplicada à genética vegetal; Fenotipagem de alto rendimento.A cerimônia de abertura deve contar com a presença do governador do Piauí, Rafael Fonteles, que irá proferir uma palestra sobre os desafios do desenvolvimento agrícola no Matopiba. Também está prevista a participação do ministro Wellington Dias, natural do estado, que deve integrar os debates sobre políticas públicas e inovação no setor.

A organização do evento prorrogou o prazo para submissão de resumos e inscrições com desconto até o dia 31 de julho de 2025. O evento será híbrido, com atividades presenciais e a possibilidade de participação online, ampliando o acesso de estudantes e pesquisadores de diversas regiões.

Esta será a primeira vez que o congresso será realizado na região Nordeste. A escolha de Luís Correia como sede é simbólica e estratégica, pois o município reúne belezas naturais, estrutura para receber grandes eventos e está inserido em uma região de crescente destaque na produção agrícola.

Além da programação científica, os participantes poderão aproveitar os atrativos turísticos da região, como as praias de Atalaia e Coqueiro, o Delta do Parnaíba, a Lagoa do Portinho, entre outros pontos turísticos do litoral piauiense, conhecidos por sua beleza natural e hospitalidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários