
Jackson Emmanuel, estudante de Direito de 19 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (15) em Teresina com suspeita de dengue hemorrágica. Morador do município de Altos, ele foi internado no Hospital de Terapia Intensiva (HTI) com quadro grave da doença, mas não resistiu. O caso ainda será investigado e, se confirmado, será a 7ª morte por dengue grave no Piauí em 2025, que já contabiliza mais de 4.400 casos da doença. Só em Altos, 47 casos foram confirmados este ano.
A Prefeitura de Altos emitiu nota de pesar lamentando a perda. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) ainda não havia sido oficialmente notificada sobre a morte até o momento da divulgação.
Crítica
A morte de um jovem de apenas 19 anos por uma doença evitável como a dengue escancara a fragilidade das políticas públicas de prevenção e controle de endemias no estado. Mesmo diante de números crescentes e alertas da comunidade científica, ações efetivas de combate ao mosquito Aedes aegypti ainda são insuficientes ou pontuais. Falta estrutura, agilidade na resposta aos surtos e campanhas educativas contínuas. Enquanto isso, vidas seguem sendo perdidas por falhas que poderiam ser evitadas com planejamento, investimento e compromisso com a saúde pública.
COMÉRCIO Empresas poderão ajustar horários durante jogo do Brasil sem convenção coletiva
SERVIÇO 192 Número 192 volta a funcionar após incêndio afetar central do Samu
MICROBURST Fenômeno raro semelhante a tornado é registrado e acende alerta no Piauí Mín. 23° Máx. 32°