
Mais de 300 mil taxistas em todo o país, incluindo os do Piauí, passam a ter isenção da taxa de verificação metrológica de taxímetros, conforme medida provisória assinada pelo presidente Lula. A mudança também reduz a frequência das verificações, que agora serão feitas a cada dois anos, em vez de anualmente.
No Piauí, o serviço é realizado pelo Imepi, em parceria com o Inmetro. Antes da nova regra, os profissionais pagavam R$ 52,18 por verificação. A estimativa é de uma economia anual superior a R$ 9 milhões para a categoria.
O diretor do Imepi, Júnior Macedo, destacou que a medida representa um alívio financeiro para os taxistas e mostra sensibilidade social sem comprometer a qualidade técnica. Já o presidente do Inmetro, Márcio Brito, afirmou que a decisão se baseia em avanços tecnológicos e reforça a confiança nos taxímetros modernos.
A verificação continua obrigatória em cidades com mais de 50 mil habitantes, como Teresina. O Imepi seguirá com o serviço, garantindo precisão nas medições e proteção ao consumidor.
COMÉRCIO Empresas poderão ajustar horários durante jogo do Brasil sem convenção coletiva
SERVIÇO 192 Número 192 volta a funcionar após incêndio afetar central do Samu
MICROBURST Fenômeno raro semelhante a tornado é registrado e acende alerta no Piauí Mín. 23° Máx. 32°