Domingo, 28 de Junho de 2026
28°

Tempo nublado

Teresina, PI

Cidades EXPORTAÇÃO

Cooperativa do Piauí exporta mel da agricultura familiar para o Japão pela primeira vez

A operação marca a entrada da agricultura familiar piauiense no mercado asiático.

15/07/2025 às 14h06
Por:
Compartilhe:
Geirlys Silva / SAF
Geirlys Silva / SAF

A Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi) realizou sua primeira exportação de mel para o Japão, enviando 600 kg do produto orgânico para uma rede de cafés em Tóquio. A operação marca a entrada da agricultura familiar piauiense no mercado asiático.

Com experiência em exportações para EUA e Europa, a Comapi agora amplia sua presença internacional. A cooperativa reúne 295 apicultores de oito municípios, e todo o mel é processado no entreposto da própria entidade.

A exportação foi viabilizada pela empresa Polvo Lab, em parceria com o Governo do Piauí. Segundo a cofundadora Gabriella Marques, o envio inaugura uma parceria de longo prazo com o Japão. A carga chegou ao país em março e começa a ser comercializada em agosto.

A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, destacou que a ampliação dos mercados é estratégica para reduzir dependência de países como os EUA, que recentemente anunciaram novas taxações. Ela também reforçou a importância de incentivar o consumo interno do mel piauiense.

O Piauí é o maior exportador de mel do Brasil, com 93% da produção oriunda da agricultura familiar. Entre 2012 e 2022, a produção cresceu 432%, e só em 2023 o estado exportou mais de US$ 31 milhões em mel, representando 36% das exportações nacionais do setor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários