Domingo, 28 de Junho de 2026
29°

Tempo nublado

Teresina, PI

Cidades INAUGURAÇÃO

Piauí inaugura 1º Centro de Atendimento Especializado para Pessoas com Autismo nesta sexta-feira

A unidade é fruto de parceria entre a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e a Secretaria da Saúde (Sesapi), com investimento de mais de R$ 5,8 milhões oriundos de emenda parlamentar e do Tesouro Estadual.

10/07/2025 às 14h25
Por:
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Será inaugurado nesta sexta-feira (11), às 7h30, o primeiro Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Cetea) do Piauí, localizado na Avenida Higino Cunha, em Teresina. A unidade é fruto de parceria entre a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e a Secretaria da Saúde (Sesapi), com investimento de mais de R$ 5,8 milhões oriundos de emenda parlamentar e do Tesouro Estadual.

Com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h, o Cetea contará com equipe multidisciplinar formada por profissionais como neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, entre outros. O espaço dispõe ainda de brinquedoteca e sala de estímulo multissensorial.

Voltado a pessoas com autismo de todas as idades, o centro oferecerá diagnóstico, tratamento e suporte terapêutico. O acesso será via regulação do SUS, com encaminhamento pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Para o secretário Mauro Eduardo (Seid), trata-se de um marco na inclusão: “O Cetea foi pensado para melhorar a qualidade de vida dos autistas e seus familiares.” Já o secretário da Saúde, Antonio Luiz, destaca o caráter formativo da unidade, que também capacitará cuidadores e familiares.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários