
Será inaugurado nesta sexta-feira (11), às 7h30, o primeiro Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Cetea) do Piauí, localizado na Avenida Higino Cunha, em Teresina. A unidade é fruto de parceria entre a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e a Secretaria da Saúde (Sesapi), com investimento de mais de R$ 5,8 milhões oriundos de emenda parlamentar e do Tesouro Estadual.
Com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h, o Cetea contará com equipe multidisciplinar formada por profissionais como neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, entre outros. O espaço dispõe ainda de brinquedoteca e sala de estímulo multissensorial.
Voltado a pessoas com autismo de todas as idades, o centro oferecerá diagnóstico, tratamento e suporte terapêutico. O acesso será via regulação do SUS, com encaminhamento pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Para o secretário Mauro Eduardo (Seid), trata-se de um marco na inclusão: “O Cetea foi pensado para melhorar a qualidade de vida dos autistas e seus familiares.” Já o secretário da Saúde, Antonio Luiz, destaca o caráter formativo da unidade, que também capacitará cuidadores e familiares.
COMÉRCIO Empresas poderão ajustar horários durante jogo do Brasil sem convenção coletiva
SERVIÇO 192 Número 192 volta a funcionar após incêndio afetar central do Samu
MICROBURST Fenômeno raro semelhante a tornado é registrado e acende alerta no Piauí Mín. 23° Máx. 32°