Domingo, 28 de Junho de 2026
32°

Tempo nublado

Teresina, PI

Piauí PRIVATIZADA

Projeto que extingue a Agespisa começa a tramitar na Assembleia do Piauí

Serviços de água e esgoto serão transferidos integralmente para a Águas do Piauí até o fim do mês

09/07/2025 às 08h41 Atualizada em 11/07/2025 às 08h22
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desde segunda-feira (7) o projeto de lei que determina a liquidação e extinção da Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí). A medida prevê que todos os serviços prestados atualmente pela empresa sejam transferidos para a Águas do Piauí, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).

De acordo com o Governo do Estado, a mudança se tornou necessária após a criação da Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE), que estabeleceu uma nova modelagem para a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de forma integrada e regionalizada em todo o território estadual.

A transição será concluída até o final deste mês, quando a Águas do Piauí passará a operar 100% dos serviços. O novo modelo foi aprovado pelo colegiado da MRAE e formalizado em um contrato de concessão regionalizada, encerrando assim o papel da Agespisa como prestadora direta.

Na última terça-feira (1º), a Alepi aprovou o nome de Garcias Guedes Rodrigues Júnior para assumir a presidência da Agespisa durante esse período de transição, até a extinção definitiva da estatal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários