A credibilidade política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta mais um revés. Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (2) revela que 46% dos deputados federais avaliam negativamente o trabalho de Lula no Palácio do Planalto. Apenas 27% consideram a gestão positiva, enquanto 24% classificam como regular. Outros 3% não souberam ou preferiram não responder.
O levantamento ouviu 203 parlamentares entre 7 de maio e 30 de junho, o que representa 40% da Câmara dos Deputados. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais.
Desde o início da série histórica, em agosto de 2023, a tendência tem sido de desgaste constante na base parlamentar do presidente. O número de deputados insatisfeitos aumentou, refletindo dificuldades de articulação política, falta de entregas e o agravamento da crise fiscal, especialmente após a queda do decreto do IOF pelo Congresso.
O levantamento mostra que o "ibope" de Lula entre os parlamentares segue em queda, reforçando um cenário de distanciamento entre Executivo e Legislativo. A falta de uma base sólida e confiável na Câmara dificulta a aprovação de pautas prioritárias e escancara o gargalo mais evidente da atual gestão: a relação política do governo com o Congresso Nacional.
Mín. 20° Máx. 36°