Domingo, 28 de Junho de 2026
32°

Tempo nublado

Teresina, PI

Piauí PIAUÍ

Mais de 1 milhão de piauienses vivem fora do Estado, aponta IBGE

São Paulo, Maranhão e Distrito Federal concentram a maior parte dos emigrantes do Piauí; estado tem saldo migratório negativo

29/06/2025 às 09h32 Atualizada em 29/06/2025 às 23h14
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (28) dados do Censo Demográfico 2022 que revelam que 1,02 milhão de piauienses vivem fora do estado. Desse total, 31% (317 mil) residem em São Paulo, principal destino de quem deixa o Piauí. O Maranhão, estado vizinho, aparece em segundo lugar com 173,4 mil piauienses (17%), seguido pelo Distrito Federal, que abriga 125,4 mil pessoas oriundas do Piauí (12,3%).

O levantamento aponta que São Paulo é também o principal destino migratório para todos os estados do Nordeste, com exceção do Maranhão, cuja população prefere migrar para o Pará. No caso dos piauienses, eles representam 0,71% da população total paulista, sendo o oitavo maior grupo de imigrantes estaduais no estado. Ao longo dos anos, o Piauí recebeu 305 mil pessoas de outras unidades da federação, mas o saldo migratório segue negativo: cerca de 714 mil pessoas a menos.

No total, 90,62% dos 2,96 milhões de habitantes do Piauí são naturais do próprio estado, enquanto 9,38% (306 mil pessoas) nasceram em outras unidades da federação ou no exterior. O Censo mostra ainda que a participação de não piauienses na população estadual tem crescido: em 1991, eles representavam 7,68%; em 2000, 8,25%; e em 2010, 8,59%.

Entre 2017 e 2022, o Piauí recebeu 87.806 imigrantes e perdeu 101.120 residentes para outros estados, resultando em uma redução de 13.314 habitantes – o equivalente a 0,41% da população estadual. No Brasil, 18 estados apresentaram saldo migratório negativo, com destaque para o Distrito Federal, Acre e Maranhão. Apenas nove estados registraram crescimento populacional por migração, sendo Santa Catarina o líder, com aumento de 4,65%. No Nordeste, a Paraíba foi a única a apresentar saldo positivo no período.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários