O CEO da Sony Interactive Entertainment, Hideaki Nishino, revelou que o PlayStation 6 (PS6) já está em desenvolvimento e se tornou o foco principal da empresa, apesar de o PlayStation 5 (PS5) ainda estar longe do fim de sua vida útil. Lançado em 2020, o PS5 já vendeu cerca de 65 milhões de unidades no mundo, mas a expectativa é que esse número cresça em ritmo mais lento nos próximos anos, o que justifica o avanço rumo à nova geração.
Mesmo com o lançamento do PS5 Pro em novembro de 2024 e planos de melhorias para 2026, esse intervalo será aproveitado pela Sony para preparar o terreno para o PS6. A nova versão Pro deverá estender a vida do console atual, mas, estrategicamente, funciona como uma ponte até o próximo grande lançamento.
Apesar do mistério sobre as especificações do PS6, Nishino deixou claro que a Sony continuará apostando no modelo tradicional de consoles com execução local dos jogos. Isso se deve à limitação do streaming, cuja qualidade depende da estabilidade da conexão de internet do usuário — algo fora do controle da empresa. Com isso, a expectativa é que o novo console traga hardware robusto e, possivelmente, suporte a recursos de inteligência artificial embarcada.
Embora a Sony ainda não tenha confirmado uma data de lançamento, documentos judiciais apresentados em um processo envolvendo a aquisição da Activision Blizzard indicam que o PS6 deve chegar ao mercado em 2028. A antecipação do anúncio pode ser uma jogada estratégica, em meio ao burburinho em torno do possível Nintendo Switch 2, como forma de manter a atenção da comunidade gamer voltada também à marca PlayStation.
Mín. 23° Máx. 35°