Terça, 08 de Julho de 2025
31°

Tempo limpo

Teresina, PI

Tecnologia TECNOLOGIA

Amazon recebe aval para testar internet via satélite no Brasil

Projeto Kuiper inicia testes em SP e MS enquanto enfrenta atrasos no cronograma global

19/06/2025 às 18h18 Atualizada em 20/06/2025 às 20h18
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Antena receptora do Projeto Kuiper - Imagem: divulgação/Amazon
Antena receptora do Projeto Kuiper - Imagem: divulgação/Amazon

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu uma autorização temporária ao Amazon Kuiper Brasil, filial do projeto global de internet via satélite da gigante do varejo, para realizar testes no país. Os experimentos estão autorizados a ocorrer entre os dias 24 de junho e 21 de setembro de 2025, nos municípios de Cosmópolis (SP) e Glória de Dourados (MS), marcando um novo passo da empresa na corrida para concorrer com a Starlink, de Elon Musk.

Além da permissão para testes, o Conselho Diretor da Anatel também aprovou a prorrogação do prazo para que os satélites da Amazon entrem efetivamente em operação. Segundo a agência, o adiamento foi necessário porque os satélites já lançados ainda estão em processo de movimentação orbital, o que pode levar de um a quatro meses. Até o momento, 27 satélites foram colocados em órbita no dia 28 de abril deste ano.

O Projeto Kuiper vem enfrentando uma série de atrasos. Os primeiros satélites deveriam ter sido lançados em 8 de abril de 2025, mas a decolagem só ocorreu três semanas depois. Além disso, a empresa enfrenta dificuldades na fabricação dos dispositivos de recepção — conforme revelado pela Bloomberg, apenas algumas dezenas de unidades foram produzidas até agora. Apesar disso, a Amazon sustenta que o cronograma segue dentro do esperado e que os primeiros clientes serão atendidos ainda em 2025.

A meta da Amazon é ambiciosa: ter 3.236 satélites em operação até 2029. No entanto, a Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC) exige que ao menos metade dessa frota esteja funcional até julho de 2026. Enquanto isso, sua principal concorrente, a Starlink, já conta com cerca de 7.000 satélites ativos, o que evidencia o desafio logístico e tecnológico que a Amazon ainda precisa superar para se consolidar nesse mercado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários