Terça, 24 de Junho de 2025
23°

Tempo limpo

Teresina, PI

Tecnologia FIM DOS EMPREGOS?

Microsoft já usa IA para escrever até 30% de seus códigos

Executivo diz que tecnologia é mais eficaz em novos projetos e com linguagens modernas, como Python

01/05/2025 às 09h54
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Durante a conferência LLamaCon 2025, promovida pela Meta, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, revelou que entre 20% e 30% do código dos projetos da empresa já está sendo gerado por inteligência artificial. A informação surgiu em uma conversa com Mark Zuckerberg, CEO da Meta, que perguntou diretamente qual o peso da IA nos processos de desenvolvimento da Microsoft. “Alguns de nossos projetos provavelmente são inteiramente escritos por software”, disse Nadella.

Segundo o executivo, a IA tem se mostrado mais eficiente na criação de código para projetos novos e ao utilizar linguagens modernas como o Python. No entanto, boa parte da base da Microsoft ainda está em C++, especialmente no caso do Windows, o que limita o uso da IA. Isso ocorre porque, até o momento, as ferramentas de inteligência artificial não conseguem lidar com eficiência com instruções de baixo nível típicas dessas linguagens.

Apesar das limitações atuais, a expectativa é de crescimento. Zuckerberg estimou que, até 2026, metade do desenvolvimento de software será feito por IA, não por pessoas. A previsão se baseia no avanço observado na própria Meta, mas, segundo ele, pode se aplicar também à Microsoft e a outras gigantes do setor. A tendência aponta para uma transformação profunda na forma como softwares são criados — e no papel dos engenheiros humanos nesse processo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários