
Na manhã deste sábado (17), o Brasil acordou com a notícia da partida de um de seus maiores ícones: Silvio Santos. O apresentador, que por décadas encantou milhões de brasileiros, faleceu aos 93 anos, vítima de uma broncopneumonia. Em um gesto de respeito e amor, a família Abravanel compartilhou uma carta revelando o último desejo de Silvio, que preferia ser lembrado com a mesma alegria que sempre transmitiu.
No texto divulgado, a família expressa o pedido claro de Silvio: nada de homenagens grandiosas, apenas uma cerimônia judaica simples e íntima, longe dos holofotes que tanto o acompanharam em vida. "Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu. Ele nos pediu para que respeitássemos o desejo dele. E assim vamos fazer", destaca a carta.
Silvio, que construiu um legado imensurável na televisão brasileira, sempre soube que sua partida seria um momento delicado para todos que o amavam. Por isso, ao longo dos anos, ele expressou o desejo de uma despedida serena, sem a exposição que marcou sua carreira. "Ele pediu para que, assim que ele partisse, o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem", revelou a família.
A carta também reforça o quanto Silvio era grato por tudo o que viveu e conquistou, e como ele sempre fez questão de demonstrar seu amor pelo Brasil e pelos brasileiros. "Queremos dizer a vocês que por muitas vezes, ao longo da vida, ele expressou esse desejo. Ele foi muito feliz com tudo que fez e sempre fez tudo do fundo do seu coração", conclui o comunicado, pedindo a todos que guardem na memória as boas lembranças e as alegrias proporcionadas por Silvio ao longo dos anos.
Neste momento de despedida, a família Abravanel pede compreensão e respeito ao desejo de Silvio, que preferia ser lembrado pela vida plena e vibrante que viveu, e não pela sua partida. O Brasil perde uma lenda, mas o legado de Silvio Santos permanece eterno, marcado pela alegria, inovação e um profundo carinho por seu país.
Confira na íntegra a carta da família Abravanel:
Colegas de auditório, colegas de uma vida, o que dizer para vocês nesse momento?
Queremos dizer para vocês que por muitas vezes, ao longo da vida, a medida que nosso pai ia ficando mais velho, ele ia expressando um desejo com relação à sua partida. Ele pediu para que assim que ele partisse, que o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem.
Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu. Ele nos pediu para que respeitássemos o desejo dele. E assim vamos fazer. Por este motivo, pedimos a compreensão de todos vocês. De guardar na memória tudo de bom que ele fez e de tantas alegrias que ele nos trouxe ao longo dos anos. Ele foi muito feliz com tudo que fez.
E sempre fez tudo do fundo do seu coração. Ele amou o Brasil e os brasileiros.
Com muito carinho e respeito a todos vocês,
Família Abravanel
ESCOLA DO RECIFE Tobias Barreto de Menezes: o jurista que revolucionou o pensamento jurídico brasileiro
JUSTIÇA DO TRABALHO Maria Suzete Monte Diógenes: uma vida dedicada à Justiça, ao conhecimento e ao serviço público
REFLEXÃO Robôs ou enxadas? O futuro que estamos deixando para nossos jovens Mín. 23° Máx. 32°