Quinta, 17 de Abril de 2025
31°

Tempo nublado

Teresina, PI

Polícia GUERRA ÀS FACÇÕES

Draco 204 fecha o cerco a facção na zona sul de Teresina, mas principal alvo foge com ajuda da família

Operação cumpre mandados, prende quatro e desarticula célula do Bonde dos 40; foragido usou filha e esposa como escudo para escapar por quintal

11/04/2025 às 09h17
Por: Douglas Ferreira
Compartilhe:
Operação visou integrantes da facção Bonde dos 40 no Grande Promorar e Pedra Mole - Foto: Reprodução
Operação visou integrantes da facção Bonde dos 40 no Grande Promorar e Pedra Mole - Foto: Reprodução

O crime sentiu o peso do Estado nesta sexta-feira (11), com a deflagração da Operação Draco 204, em Teresina. A ação mirou diretamente o coração do tráfico na zona sul da capital e já resultou na prisão de quatro pessoas, além do cumprimento de oito mandados de prisão e quatro de busca e apreensão em comunidades conhecidas pela forte presença de facções criminosas.

Mas a operação, apesar de bem-sucedida em sua execução tática, expôs também o nível de articulação e ousadia dos criminosos. O principal alvo da ação, identificado como Charles, conseguiu escapar do cerco no momento em que os agentes entravam em sua residência, na Vila Santa Cruz. Segundo a polícia, ele é foragido do sistema penitenciário, membro do Bonde dos 40 e investigado por tráfico de drogas, roubos e homicídios.

De acordo com o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, a fuga foi planejada e contou com a conivência da família. A entrada dos policiais foi retardada por obstáculos instalados na porta - como barras de ferro - e, durante a abordagem, a esposa do foragido tentou tumultuar a ação, usando inclusive a presença da filha pequena como escudo.

As dificuldades impostas por familiares facilitou a fuga do principal alvo em vila no Promorar - Foto: Reprodução

“Um indivíduo extremamente covarde que usou esposa e filha para evitar a entrada da polícia. Isso mostra o nível de organização dessas células criminosas. Mas é questão de tempo: ele vai ser preso”, afirmou o delegado.

Além da Vila Santa Cruz, a operação teve alvos no bairro Promorar, Santo Antônio, Conjunto Torquato Neto e Pedra Mole, todos na zona sul da capital, com exceção da última comunidade. A Draco 204 tem como principal objetivo a desarticulação de uma célula local do Bonde dos 40, facção com histórico de confrontos violentos na região.

A ação foi coordenada pelo DRACO e faz parte do Pacto pela Ordem, com apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e o Canil da DENARC.

O Promorar e suas vilas vizinhas seguem como pontos críticos de atuação de facções, onde o tráfico de drogas, homicídios e roubos alimentam uma rotina de medo. A Draco 204 é mais um passo na tentativa de conter o avanço do crime organizado nessas áreas, onde o poder paralelo ainda desafia o Estado de forma aberta e ousada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários