Quinta, 17 de Abril de 2025
29°

Tempo nublado

Teresina, PI

Tecnologia PREÇOS ELEVADOS

Apple envia iPhones da Índia aos EUA para driblar tarifaço de Trump

Empresa corre para formar estoque antes de tarifas de até 54% entrarem em vigor

07/04/2025 às 19h02
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

A Apple tomou uma medida emergencial após o anúncio de um novo pacote de tarifas de importação pelo presidente Donald Trump, que afeta dezenas de países. Para evitar prejuízos imediatos, a companhia enviou cinco aviões carregados de iPhones e outros produtos diretamente da Índia para os Estados Unidos no fim de março. A ação busca formar um grande estoque antes da entrada em vigor das novas taxas, que podem encarecer significativamente os custos de importação.

O chamado “tarifaço” foi anunciado em 2 de abril e batizado por Trump de “Dia da Libertação”, em referência à intenção de reduzir a dependência dos EUA de produtos estrangeiros. Entre os países afetados estão a China e a Índia, que sofrerão tarifas de 54% e 26%, respectivamente. No caso chinês, a sobretaxa representa uma ampliação de 34 pontos percentuais sobre os 20% que já estavam em vigor desde o início de 2025.

Diante do aumento expressivo nos custos de importação, a Apple decidiu agir rapidamente. De acordo com autoridades indianas ouvidas pelo The Times of India, os cinco voos foram realizados em apenas três dias, em caráter de urgência. A empresa tenta evitar, ao menos neste momento, o repasse dos custos aos consumidores, o que poderia afetar suas vendas em um mercado estratégico como o americano.

Apesar da pressão por produção nacional, a Apple ainda vê obstáculos para transferir toda sua cadeia para os EUA, principalmente por depender de componentes internacionais e pelo custo elevado da mão de obra americana — até dez vezes superior ao da China, segundo o Wall Street Journal. A tendência, por ora, é intensificar a produção na Índia, considerada uma alternativa menos onerosa frente às novas tarifas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários