Domingo, 28 de Junho de 2026
32°

Tempo nublado

Teresina, PI

Tecnologia ATENÇÃO AO SMS

Anatel e Polícia fecham estação clandestina que enviava golpes por SMS

Operação apreende equipamentos usados para enviar mensagens fraudulentas e desarticula esquema que interferia nas redes das grandes operadoras

25/01/2025 às 09h21
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Os golpes por SMS continuam a se proliferar, com criminosos aprimorando suas técnicas para enganar um número cada vez maior de vítimas. Em uma operação conjunta realizada na última quinta-feira (23/01), fiscais da Anatel e agentes da Polícia Civil de São Paulo apreenderam equipamentos utilizados para criar uma rede de celular clandestina na região da Marginal Pinheiros, Zona Sul da capital paulista. Essa estrutura era usada para o envio massivo de mensagens fraudulentas.

A investigação teve início há cerca de 20 dias, após uma grande operadora relatar interferências em sua rede. Segundo a Anatel, foi necessário um trabalho de inteligência envolvendo monitoramento espectral, drones e testes de campo (drive-test) para identificar a origem do sinal clandestino. Uma vez localizado o ponto de emissão, foi expedido um mandado de busca e apreensão, que culminou na operação no apartamento utilizado pelos criminosos.

No local, os agentes encontraram uma estação rádio-base (ERB) falsa. Esse equipamento emulava o sinal de redes de operadoras como Claro, TIM e Vivo, conectando temporariamente celulares da área e enviando mensagens de golpe. Os SMSs continham links para sites maliciosos projetados para roubar informações financeiras, como dados de contas bancárias e cartões de crédito. Todo o material apreendido foi encaminhado para análise técnica.

Esse tipo de crime não é inédito. A Anatel informou que essa é a terceira apreensão de equipamentos clandestinos com essa finalidade na Grande São Paulo em um período de pouco mais de seis meses. Em julho de 2024, por exemplo, a polícia interceptou o chamado “carro do golpe”, um veículo equipado com dispositivos similares que disparava mensagens fraudulentas enquanto percorria vias congestionadas da cidade.

Além dos danos causados pelos golpes bancários, o uso de redes clandestinas e não certificadas constitui uma infração grave. A legislação brasileira proíbe a operação de equipamentos de telecomunicações sem autorização, prevendo sanções como multas e autuações. Manter atividades de telecomunicações clandestinas também é tipificado como crime, podendo acarretar punições legais adicionais aos envolvidos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários