
O Blu-ray está prestes a se despedir do mercado. A Sony, pioneira na tecnologia, anunciou que encerrará a produção deste tipo de mídia em fevereiro de 2025. A medida, que já havia sido aplicada em 2024 para discos voltados a consumidores domésticos, agora atinge também clientes corporativos, como empresas que ainda comercializam filmes e séries no formato Blu-ray. A decisão marca o fim de uma era para a companhia, que esteve presente nesse mercado por 18 anos.
A queda na demanda é um dos principais fatores por trás dessa decisão. Com a popularização dos serviços de streaming e o armazenamento de dados em dispositivos modernos, como SSDs e pendrives, a mídia física tornou-se cada vez menos atrativa. Isso não é novidade: em 2024, a LG também encerrou a produção de aparelhos reprodutores de Blu-ray, refletindo a tendência de abandono desse mercado pelas grandes empresas do setor.
Em nota oficial, a Sony confirmou que não apenas o Blu-ray, mas também outras mídias, como MiniDiscs (MDs) e fitas MiniDV, terão sua produção descontinuada. A empresa destacou ainda que “não haverá modelo sucessor” para o Blu-ray, indicando que não pretende investir em tecnologias que substituam diretamente o formato. Esse posicionamento reflete o impacto irreversível das novas formas de consumo e armazenamento digital.
Embora o fim da produção pela Sony não signifique o desaparecimento imediato do Blu-ray, é provável que a tecnologia se torne um produto de nicho, mantido por pequenos fabricantes e voltado a um público restrito. O avanço das plataformas de streaming e das soluções em nuvem parece consolidar a tendência de abandono das mídias físicas, encerrando um capítulo importante na história do entretenimento.
WALL STREET OpenAI recua e pode adiar estreia na Bolsa para buscar avaliação de US$ 1 trilhão
CONTAS NÃO FECHAM? Desespero da velha mídia?
MOTO ELÉTRICA Vammo aposta na popularização das motos elétricas e coloca 200 unidades à venda Mín. 23° Máx. 32°