
O cofundador da Microsoft, Bill Gates, classificou como seu maior erro a perda do mercado de smartphones para o Android, o que, segundo ele, custou cerca de US$ 400 bilhões à companhia. Durante um evento promovido pela empresa de capital de risco Village Global, Gates afirmou que o “lapso” estratégico permitiu ao sistema operacional do Google dominar o setor mobile.
Gates explicou que, no mundo do software, os mercados de plataforma costumam ser dominados por um único vencedor. “O maior erro de todos os tempos foi a má gestão que fiz, impedindo que a Microsoft se tornasse o que o Android é hoje. O Android é a plataforma padrão de smartphones que não pertence à Apple. Isso deveria ser uma vitória natural para a Microsoft”, declarou. Ele também reconheceu que a Apple mantém uma posição única e garantida no setor.
O lançamento do primeiro iPhone, em 2007, consolidou a liderança da Apple no mercado, enquanto o Android foi introduzido em 2008. A Microsoft, no entanto, atrasou sua entrada com o Windows Phone 7, apenas em 2010, o que, para Gates, foi um erro fatal. “Se você está lá com metade ou 90% do número de aplicativos, está no caminho da destruição completa”, afirmou.
Esse “deslize” estratégico abriu espaço para o Google, que utilizou o Android para fortalecer seu ecossistema de produtos e serviços, consolidando-se como uma das gigantes da tecnologia. Richard Miner, cofundador do Android, comentou na rede social X que um dos objetivos ao criar o sistema foi evitar que a Microsoft repetisse no mercado de smartphones o domínio que tinha sobre os PCs, o que, segundo ele, sufocava a inovação.
Recentemente, o atual CEO da Microsoft também reconheceu que descontinuar o Windows Mobile foi outro erro estratégico. A trajetória reforça o impacto de decisões-chave no setor de tecnologia, onde atrasos e gestões equivocadas podem custar bilhões e mudar a dinâmica de mercado entre as grandes empresas.
WALL STREET OpenAI recua e pode adiar estreia na Bolsa para buscar avaliação de US$ 1 trilhão
CONTAS NÃO FECHAM? Desespero da velha mídia?
MOTO ELÉTRICA Vammo aposta na popularização das motos elétricas e coloca 200 unidades à venda Mín. 23° Máx. 32°