Domingo, 28 de Junho de 2026
33°

Tempo nublado

Teresina, PI

Esportes DESPEDIDA

Marta se despede da seleção brasileira de futebol: "Essa medalha é o resgate do orgulho"

Marta, que atuou como ponta-esquerda ao longo de sua trajetória, destacou a importância dessa medalha em comparação com as pratas conquistadas em 2004 e 2008

10/08/2024 às 16h38
Por: Douglas Ferreira Fonte: O Globo
Compartilhe:
Eleita seis vezes melhor do mundo, Marta encerra um legado dentro de campo que durou mais de uma década - Foto: Reprodução
Eleita seis vezes melhor do mundo, Marta encerra um legado dentro de campo que durou mais de uma década - Foto: Reprodução

Marta Vieira da Silva, uma das maiores lendas do futebol feminino, anunciou sua aposentadoria da seleção brasileira após conquistar a medalha de prata na final olímpica contra os Estados Unidos em Paris 2024. Visivelmente emocionada, a craque confirmou que a partida marcou seu último jogo pela seleção em competições oficiais, encerrando uma carreira internacional que inspirou gerações.

Marta, que atuou como ponta-esquerda ao longo de sua trajetória, destacou a importância dessa medalha em comparação com as pratas conquistadas em 2004 e 2008. Para ela, o valor simbólico dessa conquista vai além do que pode ser expresso em palavras.

"Quando ganhei as medalhas de prata em 2004 e 2008, não senti tanto orgulho quanto estou sentindo agora. Foram 16 anos esperando para voltar a uma final de Olimpíada. Ninguém acreditava no Brasil," desabafou Marta. "Essa medalha representa o resgate do orgulho, mostra que o futebol feminino brasileiro é competitivo, tem talento, mas precisa ser mais valorizado. Muitos não assistem ao futebol feminino, mas são os primeiros a criticar quando perdemos".

Marta, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, encerra uma era como a principal referência e protagonista da seleção brasileira. Com sua despedida, ela deixa um legado incomparável e uma mensagem clara: a luta pela valorização do futebol feminino continua, e sua torcida pela seleção seguirá forte, mesmo fora dos gramados.

"Nós conquistamos essa medalha para aqueles que sempre acreditaram, que estiveram aqui, nas arquibancadas, nos apoiando. A essas pessoas, devemos tudo. Já para os que só criticam, a gente não deve nada," concluiu Marta em um desabafo contundente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários