Domingo, 28 de Junho de 2026
29°

Tempo nublado

Teresina, PI

Esportes MENGÃO

Luiz Eduardo Baptista, o Bap, é eleito presidente do Flamengo com recorde histórico

Representando a oposição, Bap conquistou 53,1% dos votos e promete profissionalizar o clube e superar desafios como a construção do estádio

10/12/2024 às 07h40 Atualizada em 12/12/2024 às 09h27
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Luiz Eduardo Baptista, conhecido como Bap, foi eleito presidente do Flamengo para os próximos três anos, até o final de 2027. A eleição, realizada na sede da Gávea, na última segunda (09) no Rio de Janeiro, contou com 3.272 votos, o maior número da história do clube. Representando a oposição, Bap conquistou 53,1% dos votos válidos (1.731), superando Rodrigo Dunshee (35,8% - 1.166 votos), candidato da situação, e Maurício Gomes de Mattos (11,1% - 363 votos), também oposicionista.

Bap fez parte da gestão que assumiu o clube em 2013, com Eduardo Bandeira de Mello, atuando como vice-presidente de Marketing e, mais tarde, de Relações Externas. Na atual administração de Rodolfo Landim, ocupava a presidência do Conselho de Administração. Sua chapa, “Raça, Amor e Gestão”, tem como vice-presidente eleito Flávio Willeman, procurador do Estado do Rio de Janeiro.

Após o anúncio do resultado, Bap celebrou a vitória e prometeu levar o clube a um novo patamar. “Ter mais de três mil sócios participando dessa festa da democracia rubro-negra e vencer com propostas claras para o Flamengo é fantástico. Vamos fazer o Flamengo mudar de patamar novamente”, afirmou.

O processo de transição já está em andamento. A posse oficial do novo presidente está marcada para o dia 18 de dezembro, mas o mandato de Bap começa em 1º de janeiro de 2025. Até lá, Rodolfo Landim segue como presidente. Durante o período de transição, a nova gestão espera receber as informações necessárias para assumir plenamente o comando do clube.

Entre os desafios destacados por Bap estão a construção do estádio do Flamengo e a manutenção da competitividade esportiva sem a necessidade de transformar o clube em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Ele prometeu profissionalizar os departamentos do clube, incluindo a contratação de um diretor técnico com autonomia total sobre o futebol. Nos bastidores, o nome do português José Boto é cogitado para o cargo de diretor de futebol.

Outro ponto importante será a definição sobre a permanência de Filipe Luís como técnico da equipe principal. A eleição atraiu figuras históricas do Flamengo, como Petkovic, Júnior e Raul Plassman. Apesar do clima tranquilo durante a votação, Zico, apoiador de Bap, não compareceu, pois está no Japão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários