
O deputado Marden Menezes (Progressistas) solicitou, na última terça-feira (19), à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) a realização de uma audiência pública na Comissão de Educação para discutir o uso de celulares nas escolas. Entre os convidados para o debate estão representantes do Conselho Estadual de Psicologia, da Secretaria Estadual de Educação, do Conselho Estadual de Educação, da Secretaria Municipal de Educação de Teresina e da Associação de Pais, Alunos e Professores.
Na mesma sessão, Marden Menezes apresentou um projeto de lei que propõe a proibição do uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos por alunos do ensino fundamental em escolas públicas e privadas do estado. A medida visa ampliar o foco dos estudantes no aprendizado, reduzindo possíveis distrações em sala de aula.
Outro projeto sobre o mesmo tema, de autoria do deputado Henrique Pires, já tramita na Alepi desde outubro. A proposta de Pires também busca regulamentar o uso de dispositivos eletrônicos nas escolas, mas ainda está em fase de análise nas comissões da Casa.
O debate em torno do uso de celulares em escolas tem gerado opiniões divergentes entre pais, professores e especialistas. Enquanto alguns argumentam que os aparelhos prejudicam a concentração dos alunos, outros defendem seu uso como ferramenta pedagógica quando bem orientado.
A audiência pública proposta por Marden Menezes busca reunir essas diferentes perspectivas para embasar a discussão e a possível aprovação de uma legislação que atenda às necessidades da comunidade escolar e contribua para a melhoria do ensino no estado.
PIAUÍ A Imprensa de Trincheira: o passado de coragem que desafiou o poder e o crime no Piauí
INCLUSÃO Associação dos Cegos do Piauí completa 59 anos transformando vidas
PIAUÍ A Imprensa de aluguel do Piaui Mín. 23° Máx. 32°