Domingo, 28 de Junho de 2026
32°

Tempo nublado

Teresina, PI

Cultura MORRE UM MITO

Morre Arthur Moreira Lima, lenda do piano brasileiro

Uma vida dedicada à música clássica e ao Brasil: o legado de Arthur Moreira Lima e o vazio deixado por sua perda

31/10/2024 às 12h49 Atualizada em 31/10/2024 às 13h11
Por: Douglas Ferreira
Compartilhe:
Morre Arthur Moreira Lima, lenda do piano brasileiro

O meio musical brasileiro perdeu hoje um de seus maiores ícones: o pianista Arthur Moreira Lima faleceu aos 84 anos em Florianópolis, após longa batalha contra o câncer. Reconhecido internacionalmente, Moreira Lima marcou o cenário da música clássica com sua habilidade extraordinária e profundo amor pelo piano, instrumento que começou a estudar aos seis anos de idade.

A carreira do músico ganhou projeção mundial em 1965, quando conquistou o segundo lugar na prestigiada Competição Internacional de Piano Frédéric Chopin, uma das mais disputadas do mundo. Esse feito abriu as portas para apresentações em palcos importantes ao redor do mundo, consolidando-o como uma referência da música clássica brasileira. Ao longo da vida, Moreira Lima foi um defensor incansável da música erudita no Brasil, levando-a ao público de maneira acessível e democrática, o que o fez ganhar o respeito de gerações.

Arthur Moreira Lima tinha uma grande identificação com Teresina e com o Piauí. Veio se apresentar a primeira vez no Teatro 4 de Setembro a convite do advogado, jornalista e musicista Ramsés Ramos. Aliás, se tornou frequente na família Baury Ramos. Foi na casa dos Ramos que entrevistei por diversas vezes esse gênio do piano.

Carla Ramos era mais que uma amiga, ela se tornou uma discípula de Arthur Moreira Lima - Foto: Reprodução

A pianista Carla Ramos, um referência na música instrumental piauiense se diz, "uma discípula de Arthur Moreira Lima, a maior expressão da música pianística brasileira".

Ela destaca ainda que, "todas as minhas interpretações são baseadas no toque mágico do Arthur Moreira Lima. Ele tocava com profundo sentimento, de dentro da alma. Tocava com o coração. Com ele o piano falava".

Sua perda representa uma lacuna irreparável no cenário da música clássica nacional. O velório acontecerá na quinta-feira (31), no Jardim da Paz, em Florianópolis.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Maria creusa Há 2 anos Parnaiba piauiAssisti vários ensaios desse Maestro ma casa da família RAMOS, era um gênio, fará muita falta
Mostrar mais comentários