
O meio musical brasileiro perdeu hoje um de seus maiores ícones: o pianista Arthur Moreira Lima faleceu aos 84 anos em Florianópolis, após longa batalha contra o câncer. Reconhecido internacionalmente, Moreira Lima marcou o cenário da música clássica com sua habilidade extraordinária e profundo amor pelo piano, instrumento que começou a estudar aos seis anos de idade.
A carreira do músico ganhou projeção mundial em 1965, quando conquistou o segundo lugar na prestigiada Competição Internacional de Piano Frédéric Chopin, uma das mais disputadas do mundo. Esse feito abriu as portas para apresentações em palcos importantes ao redor do mundo, consolidando-o como uma referência da música clássica brasileira. Ao longo da vida, Moreira Lima foi um defensor incansável da música erudita no Brasil, levando-a ao público de maneira acessível e democrática, o que o fez ganhar o respeito de gerações.
Arthur Moreira Lima tinha uma grande identificação com Teresina e com o Piauí. Veio se apresentar a primeira vez no Teatro 4 de Setembro a convite do advogado, jornalista e musicista Ramsés Ramos. Aliás, se tornou frequente na família Baury Ramos. Foi na casa dos Ramos que entrevistei por diversas vezes esse gênio do piano.
A pianista Carla Ramos, um referência na música instrumental piauiense se diz, "uma discípula de Arthur Moreira Lima, a maior expressão da música pianística brasileira".
Ela destaca ainda que, "todas as minhas interpretações são baseadas no toque mágico do Arthur Moreira Lima. Ele tocava com profundo sentimento, de dentro da alma. Tocava com o coração. Com ele o piano falava".
Sua perda representa uma lacuna irreparável no cenário da música clássica nacional. O velório acontecerá na quinta-feira (31), no Jardim da Paz, em Florianópolis.
ESCOLA DO RECIFE Tobias Barreto de Menezes: o jurista que revolucionou o pensamento jurídico brasileiro
JUSTIÇA DO TRABALHO Maria Suzete Monte Diógenes: uma vida dedicada à Justiça, ao conhecimento e ao serviço público
REFLEXÃO Robôs ou enxadas? O futuro que estamos deixando para nossos jovens Mín. 23° Máx. 32°