Domingo, 28 de Junho de 2026
29°

Tempo nublado

Teresina, PI

Piauí PRIVATIZAÇÃO

Após vencer leilão, Aegea assume gestão de águas e esgotos no Piauí em seis meses

Empresa deve assinar contrato em 30 dias e pagar R$ 1 bilhão em outorga, com a primeira parcela de R$ 250 milhões na assinatura, para iniciar a transição dos serviços de água e esgoto

31/10/2024 às 10h28 Atualizada em 01/11/2024 às 09h45
Por: Wagner Albuquerque Fonte: CCOM-PI
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Vencedora do leilão que escolheu, na última quarta-feira (30), a empresa responsável pela concessão de água e esgotamento sanitário em todos os municípios do Piauí, a Aegea vai assumir a gestão de todo o sistema existente no estado em seis meses. Antes, porém, precisa assinar o contrato com o Governo do Estado, em até 30 dias, além de pagar a outorga de R$ 1 bilhão.

Segundo o secretário de Administração, Samuel Nascimento, a empresa precisa pagar a primeira parcela da outorga, no valor de R$ 250 milhões, ao assinar o contrato. “Após a assinatura, a empresa iniciará o processo de transição e, ao final desse período, fará o pagamento da segunda parcela, também de R$ 250 milhões. As demais parcelas serão pagas posteriormente”, explicou o gestor. O valor total da outorga será dividido igualmente entre o Estado do Piauí e os municípios. 

Samuel Nascimento também ressaltou que a licitação foi realizada na B3, Bolsa de Valores brasileira, para garantir maior transparência ao processo. “O Estado precisa oferecer mais transparência em licitações dessa magnitude, que envolvem mobilização de recursos significativos. Além disso, os empresários e fornecedores que participaram do certame geralmente têm sedes em São Paulo”, comentou o secretário.

"O que realizamos hoje representa um avanço significativo na infraestrutura do nosso estado. Com esse projeto, buscamos garantir acesso a serviços essenciais de qualidade, que promovam a saúde pública e o desenvolvimento sustentável. É um marco que possibilita a modernização e expansão da rede de saneamento, sempre priorizando o bem-estar da população piauiense", completou Nascimento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários