
A TIM deu mais um passo importante na expansão do 5G no Brasil, trazendo a cobertura da tecnologia para 17 novos municípios, todos na região Nordeste. Entre eles, destaca-se Parnaíba, a segunda cidade mais importante do Piauí e localizada no litoral do estado. Essa ampliação permite que os moradores das novas cidades tenham acesso a uma rede de alta velocidade e baixa latência, que impulsiona desde a conectividade pessoal até o desenvolvimento de soluções para negócios e indústrias.
A tecnologia 5G promete conexões de até 10 Gbps, embora a velocidade média no Brasil esteja na faixa de 1 Gbps, dependendo da densidade das antenas e da infraestrutura local. Esse desempenho é um salto em relação ao 4G, especialmente em ambientes com grande número de usuários, onde o 5G consegue manter a estabilidade e a velocidade.
Com essa expansão, a TIM se consolida como a operadora com a maior cobertura de 5G no Brasil, chegando a 495 cidades. No Nordeste, a TIM já possui serviços de quinta geração em 82 municípios, somando mais de 1.200 antenas. Outra operadora que também avança na região é a Brisanet, que está construindo sua rede do zero e atualmente atende 144 cidades.
Para usufruir da rede 5G da TIM, os clientes precisam de um smartphone compatível, sem a necessidade de contratar um plano específico ou pagar taxa extra, a menos que optem pelo 5G SA (Standalone), disponível apenas para clientes do plano pós-pago TIM Black com pacote adicional.
Apesar dos avanços, o 5G ainda é limitado no Brasil. Apenas 12,7% dos celulares são compatíveis com a nova rede, e os usuários passam em média 11% do tempo conectados ao 5G, segundo dados da Anatel. Com a frequência de 3,5 GHz já liberada em mais de 4 mil municípios, as operadoras têm um grande potencial de expansão para levar o 5G a um público ainda maior no futuro.
Confira a lista de municípios que ganharam o 5G da TIM:
WALL STREET OpenAI recua e pode adiar estreia na Bolsa para buscar avaliação de US$ 1 trilhão
CONTAS NÃO FECHAM? Desespero da velha mídia?
MOTO ELÉTRICA Vammo aposta na popularização das motos elétricas e coloca 200 unidades à venda Mín. 23° Máx. 32°