Terça, 29 de Setembro de 2026
31°

Tempo limpo

Teresina, PI

Polícia PATROCÍNIO

Viagem de R$ 1,8 milhão de Lulinha expõe uma relação que ainda precisa ser explicada

Orçamento encontrado pela PF no celular de Roberta Luchsinger detalha roteiro de luxo organizado para o filho de Lula e familiares; mais do que o valor, a investigação precisa esclarecer quem pagou, de onde veio o dinheiro e, sobretudo, por que uma lobista assumiria despesas milionárias de um amigo tão próximo do poder

29/09/2026 às 10h23 Atualizada em 29/09/2026 às 10h39
Por: Douglas Ferreira
Compartilhe:
Luchisinger e Lulinha, ligações perigosas - Foto: Reprodução
Luchisinger e Lulinha, ligações perigosas - Foto: Reprodução

A notícia de que a lobista Roberta Luchsinger teria organizado uma viagem de aproximadamente R$ 1,868 milhão para Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, e familiares, em janeiro de 2025, acrescenta uma dimensão ainda mais delicada à relação entre os dois. Segundo reportagem de Malu Gaspar, de O Globo, um orçamento detalhado foi encontrado pela Polícia Federal no celular de Luchsinger. O roteiro incluía Suécia, Finlândia e Suíça, além de serviços de alto padrão. Com o fretamento de um jatinho estimado em R$ 220,8 mil, o custo teria ultrapassado R$ 2 milhões.

O ponto central, porém, não é simplesmente o tamanho da conta. É a natureza da relação que permite que uma lobista assum, ou organize, uma despesa dessa magnitude para o filho do presidente da República.

Amigos podem viajar juntos. Pessoas ricas podem presentear amigos. Empresários podem dividir despesas. Tudo isso, isoladamente, pode ser perfeitamente lícito. Mas quando a pessoa que paga ou organiza uma viagem milionária é uma lobista investigada pela Polícia Federal, que mantém relações com pessoas ligadas ao governo, a pergunta deixa de ser apenas social e passa a ser também institucional.

E essa pergunta é inevitável: por que alguém gastaria quase R$ 2 milhões para proporcionar uma viagem de luxo a um amigo?

A investigação da PF dá ao caso uma dimensão adicional. Segundo as informações divulgadas, Luchsinger é investigada por possível tráfico de influência, e a relação dela com Lulinha está entre os elementos analisados. A PF também apura se houve atuação para beneficiar a empresa Unigel em contrato com a Petrobras. Lulinha é alvo de três inquéritos no STF, e sua defesa nega irregularidades.

Há ainda outro dado que merece atenção. Em agosto, a Folha de S.Paulo informou que a PF identificou movimentações significativas de dinheiro em espécie relacionadas a Luchsinger e afirmou que parte desses valores teria sido usada para pagar uma agência de turismo ligada a uma viagem de Lulinha. Segundo a reportagem, o motorista da lobista fez duas coletas em dinheiro, de R$ 100 mil e R$ 200 mil, em junho de 2025.

Isso não prova, por si só, que o dinheiro destinado à viagem tenha origem ilícita. Mas aumenta a importância de rastrear a origem, o percurso e o destino de cada pagamento.

A questão fundamental passa a ser: Luchsinger efetivamente bancou a viagem com recursos próprios? O dinheiro veio de terceiros? Ela apenas intermediou pagamentos? Quem forneceu os recursos? Quem solicitou a viagem? E o que, exatamente, estava sendo retribuídO, se é que havia alguma contrapartida?

São perguntas diferentes, e precisam de respostas documentais.

A relação também não parece ser um episódio isolado. Segundo informações já divulgadas pela imprensa, Lulinha e Luchsinger fizeram outras viagens juntos, e a PF encontrou registros de voos compartilhados. Há ainda reportagens sobre outras viagens internacionais custeadas ou organizadas pela lobista.

É justamente essa repetição que torna o caso mais relevante. Uma viagem milionária pode ser apresentada como um favor entre amigos. Uma sequência de viagens, pagamentos, mensagens e relações com agentes que circulam no entorno do poder exige uma explicação mais completa.

E há uma distinção que precisa ser preservada: proximidade não é crime, pagamento de uma despesa não é automaticamente corrupção e investigação não significa condenação. O próprio Lula declarou recentemente acreditar na inocência do filho, embora tenha defendido que ele seja investigado.

Mas também seria inadequado tratar tudo como uma simples amizade entre pessoas que, por acaso, frequentam os mesmos ambientes.

Uma lobista não é uma amiga qualquer. Sua atividade profissional pressupõe justamente a construção de relacionamentos e acesso a pessoas capazes de influenciar decisões públicas ou privadas. Quando essa pessoa financia uma experiência de luxo para o filho do presidente da República, a sociedade tem o direito de perguntar qual era a lógica dessa relação.

No jornalismo, talvez a pergunta mais importante não seja afirmar que existe um ilícito, mas perguntar o que ainda precisa ser explicado para que a relação deixe de parecer tão incomum.

Porque o verdadeiro problema não está apenas nos quase R$ 2 milhões da viagem. Está na pergunta que vem depois da conta: o que uma lobista esperava, ou pretendiA, ao oferecer tamanho benefício ao filho do presidente?

E, principalmente, quem realmente pagou essa conta?

Essas respostas não podem ser dadas por versões políticas. Precisam surgir dos documentos, das transferências bancárias, das mensagens, dos contratos e da investigação. Até lá, há fatos já revelados, há suspeitas sob apuração e há perguntas legítimas ainda sem resposta. E é exatamente nessa fronteira que uma investigação séria precisa avançar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários