Começou nesta quinta-feira (3), em Teresina, a 3ª edição do Nordeste ON (NEON), o maior evento de inovação e empreendedorismo da região. Realizado no Centro de Convenções da capital piauiense, o evento superou as expectativas com mais de 22 mil inscritos antes mesmo da abertura oficial. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Sebrae, o Governo do Estado do Piauí e diversas instituições, e promete mais de 60 horas de conteúdo, com palestras, mentorias, rodadas de negócios e exposições de startups.
Entre os destaques do NEON estão a presença de gigantes da tecnologia, como Google, Meta, TikTok, Canva, Shopee, RD Station e iFood, além de lideranças empresariais, autoridades e especialistas nacionais e internacionais. O governador Rafael Fonteles comemorou o protagonismo do Piauí no setor, destacando que o estado se tornou referência em economia digital, graças ao investimento em educação, aceleração de startups e digitalização de serviços públicos. “O Piauí é hoje um exemplo de inovação em áreas como saúde, segurança e educação”, disse.
A abertura do ciclo de palestras ficou por conta de Gabriela Prioli, advogada e comentarista política, que falou sobre o impacto da política e da economia no ambiente de inovação. Em uma reflexão sobre o medo de arriscar e a importância de sair da zona de conforto, ela destacou que inovadores também sentem medo — mas não deixam de agir. “Quanto mais vencemos nossos medos, mais tomamos consciência da nossa capacidade de superar desafios”, afirmou.
Para o superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho, o evento é um marco histórico. “Este evento seria em Alagoas, mas conseguimos trazê-lo para o Piauí graças ao esforço conjunto com o governo. Somos hoje o segundo maior polo de startups do Nordeste, e Teresina figura entre as 10 cidades brasileiras com maior número de startups ativas”, afirmou. Ele também ressaltou como soluções tecnológicas vêm facilitando a vida do cidadão, como o app Gov.PI e o Piauí Saúde Digital, que zerou filas por atendimento médico especializado no interior.
Com forte presença de jovens, educadores, empreendedores e investidores, o NEON 2025 reforça o compromisso do Piauí com a transformação digital. O secretário de Educação, Washington Bandeira, enfatizou o papel da escola pública nesse processo: “Estamos formando nossos jovens para o presente e o futuro, com ensino de inteligência artificial, programação e intercâmbio tecnológico. A inovação é a chave para o desenvolvimento do estado e para garantir serviços públicos mais eficientes e acessíveis.”
Mín. 20° Máx. 36°