Quarta, 16 de Julho de 2025
33°

Tempo limpo

Teresina, PI

Polícia ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA

Decretada prisão preventiva de trio acusado de sequestrar adolescente em Monsenhor Gil

Decretada prisão preventiva de trio acusado de sequestrar adolescente em Monsenhor Gil

03/07/2025 às 09h31
Por: Douglas Ferreira
Compartilhe:
Ítalo da Silva, o Itinha, continua foragido da polícia - Foto: Reprodução
Ítalo da Silva, o Itinha, continua foragido da polícia - Foto: Reprodução

A Justiça do Piauí decretou a prisão preventiva de três adultos acusados de envolvimento no sequestro do adolescente Jorge Gabriel, de 14 anos, ocorrido no dia 26 de junho, na cidade de Monsenhor Gil, região metropolitana de Teresina. A decisão foi assinada pela juíza auxiliar da Comarca de Teresina, Maria do Socorro Rocha Cipriano, a pedido do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO).

Os detidos são Maria Amanda Ferreira da Silva, Francisco Orlando Almeida Sousa e Andréia da Conceição Ferreira, apontados pela investigação como integrantes do grupo que sequestrou o jovem, filho de um empresário local. Eles são acusados de associação criminosa e sequestro qualificado.

Na decisão, a magistrada acolheu o argumento da Polícia Civil de que a liberdade dos réus representaria risco à ordem pública e possibilidade concreta de reiteração criminosa. Ela destacou que o crime foi executado com planejamento e apoio de uma rede criminosa.

“A dinâmica dos fatos, revelada pelo modus operandi e pelos elementos colhidos nos autos, demonstra não apenas a gravidade abstrata inerente aos tipos penais imputados, mas também circunstâncias concretas que evidenciam maior gravidade das condutas e o potencial de reiteração criminosa. Dessarte, as medidas cautelares diversas da prisão mostram-se insuficientes e inadequadas”, pontuou a juíza em sua decisão.

De acordo com o DRACO, Maria Amanda é esposa de Ítalo da Silva Araújo, considerado o autor intelectual do sequestro e atualmente foragido. Já Francisco Orlando e Andréia são casados e teriam dado suporte logístico ao crime, ajudando a esconder e movimentar a vítima.

Além dos três adultos, também foi apreendida uma adolescente identificada como Juliana Abreu Nascimento, namorada de Mateus da Cunha Sousa, um dos sequestradores mortos em confronto com a polícia ao lado de Risomar Sousa Santana.

No total, segundo as investigações, sete pessoas participaram da empreitada criminosa, que teve como alvo o adolescente Jorge Gabriel. O jovem foi libertado ileso após a intervenção policial, mas as autoridades seguem buscando responsabilizar todos os envolvidos.

As investigações continuam para capturar Ítalo da Silva Araújo e esclarecer a participação de outros suspeitos no caso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários