
A Agência Nacional de Mineração revelou que vinte cidades do Piauí receberam quase R$ 3 milhões como compensação financeira pela exploração mineral. O montante é parte do repasse referente à Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), que visa compensar os municípios afetados pelas atividades mineradoras.
Dentre os municípios piauiense, Piripiri se destaca como o maior beneficiado, recebendo R$ 2,5 milhões. A cidade, localizada no norte do estado, tem se consolidado como um polo de extração de minério, o que a torna uma das maiores fontes de recursos provenientes da mineração na região.
O repasse, que representa 15% do total arrecadado entre maio e novembro deste ano, foi distribuído a 1.471 municípios no Brasil, que são impactados por atividades mineradoras, como barragens de rejeitos e instalações de beneficiamento. Esses recursos visam mitigar os impactos da mineração sobre o meio ambiente e a população local.
O levantamento, publicado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), destaca o esforço do governo para distribuir a compensação de maneira mais equitativa entre os municípios afetados. A compensação também é vista como uma forma de promover o desenvolvimento local e atender às necessidades da população em áreas impactadas pela exploração mineral.
Veja lista completa:
PIAUÍ A Imprensa de Trincheira: o passado de coragem que desafiou o poder e o crime no Piauí
INCLUSÃO Associação dos Cegos do Piauí completa 59 anos transformando vidas
PIAUÍ A Imprensa de aluguel do Piaui Mín. 23° Máx. 32°