
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou que smartphones com sistema operacional Android no Brasil passarão a contar com o Serviço de Localização de Emergência. Desenvolvido em parceria com o Google e operadoras de telefonia, o recurso permite o envio de dados precisos de localização diretamente para autoridades, como polícia, bombeiros e serviços médicos, agilizando atendimentos em situações críticas.
Disponível a partir da versão Android 5.0, o serviço funciona sem a necessidade de aplicativos adicionais, utilizando tecnologias como GPS, Wi-Fi e dados móveis. A ativação ocorre automaticamente ao realizar chamadas de emergência para números como 190 (Polícia), 192 (Serviço Médico) e 193 (Bombeiros). Além das chamadas, é possível enviar informações via SMS para as autoridades.
A Anatel garante que o recurso é gratuito e seguro, com dados de localização transmitidos exclusivamente durante emergências e acessíveis apenas pelas autoridades. Ainda assim, os usuários têm a opção de desativar a funcionalidade nas configurações do dispositivo, se preferirem. Segundo o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, o serviço é uma inovação que alia segurança, privacidade e eficiência no atendimento de emergências.
Nos próximos passos, a agência planeja aprimorar o serviço, incluindo a possibilidade de compartilhamento prévio de informações médicas relevantes, como alergias ou condições de saúde. Além disso, investirá em protocolos de comunicação mais seguros, como o HTTPS, fortalecendo a privacidade e a eficácia do sistema. A iniciativa reforça o compromisso da Anatel com a inovação e o bem-estar da população brasileira.
WALL STREET OpenAI recua e pode adiar estreia na Bolsa para buscar avaliação de US$ 1 trilhão
CONTAS NÃO FECHAM? Desespero da velha mídia?
MOTO ELÉTRICA Vammo aposta na popularização das motos elétricas e coloca 200 unidades à venda Mín. 23° Máx. 32°