Domingo, 28 de Junho de 2026
32°

Tempo nublado

Teresina, PI

Brasil O PÃO QUE O DIABO?

Alto custo de vida?

Amassou? Não é o pão que homens amassaram?

09/06/2026 às 10h42 Atualizada em 09/06/2026 às 10h54
Por: Josenildo Melo
Compartilhe:
Foto: https://www.shutterstock.com
Foto: https://www.shutterstock.com

Sessenta e três por cento (63%) dizem que o governo ajuda pouco ou nada nas finanças, dizem algumas matérias. Basta procurar e encontrarás. Outras manchetes dizem: Lula é rejeitado por 52%? O desespero bate à porta, e faz tempo que andamos batendo nessa tecla. Quer uma vida sadia e com saúde mental? Não faça nenhuma conta. Cuide apenas de já pagar o que anda devendo. E isso é quase tudo do orçamento das famílias. Tem gente comprando comida básica nos cartões de crédito? E quando o dinheiro de alguma fonte de renda cai na conta, o que logo acontece? Esvai-se em apenas alguns dias. E tome gasto público? Há quanto tempo você não recebe nem os boletos via Correios? Quem ainda usa os Correios? As empresas privadas tomaram conta do mercado lucrativo de entregas? Certo mesmo é que o rombo das estatais só aumenta?

O que é mesmo uma empresa estatal? Uma empresa estatal é uma organização criada e controlada pelo governo (seja na esfera federal, estadual ou municipal) para exercer atividades econômicas ou prestar serviços de interesse público. Embora pertençam ao Estado, geralmente são pessoas jurídicas de direito privado e operam sob regras de mercado. Mas já não quase existem? Voltou a aumentar novamente o número? Nos últimos três anos voltaram a criar algumas? Certo mesmo é que não deveriam nem existir. O Estado norte-americano cuida apenas do básico e de setores estratégicos. Por aqui, o Estado deveria cuidar apenas de saúde, educação e segurança pública, garantem alguns especialistas em finanças. E o que acontece quando o rombo das contas públicas somente aumenta? O “rolamento das contas públicas” fica mais difícil, e a emissão de bônus do Tesouro tende a aumentar e, consequentemente, os juros passam a ser maiores?

Certo mesmo é o alto custo de vida. Tem gente que já pegou os celulares, trocou de chip e excluiu tudo quanto é aplicativo de banco por não poder pagar as contas? Está virando “moda no Brasil” não pagar dívidas contraídas? Tem gente que simplesmente usa a expressão: quem não deve neste país? E quem não devia dever é quem mais deve. Está vendo como é a “cultura da esculhambação”? Há quanto tempo existem famílias que trocam a carne por ovos e outros produtos? Mas não parece; todo mundo nas igrejas anda “bem vestido”? É o teatro da vida. É o mundo mundano das aparências. Quem atualmente ganha dinheiro no Brasil? Somente “assessores políticos” e “casas de apostas”? As bets a cada dia elevam o “endividamento das famílias brasileiras”? Certo mesmo é que tem gente que anda esperando o período político para angariar alguns trocados? Isso é crime! Mas o povo, em 2026, está cada vez mais esperto, e os custos das campanhas políticas irão estourar? Certo mesmo é a não certeza da entrega da mercadoria? Falam dos políticos, mas o próprio povo aproveita esse período para se dar muito bem momentaneamente? Mas estão “demorando a colocar as cabeças para fora”?

Alto custo de vida? Já diziam e ainda dizem os mais sábios: aprender a viver com 500, 1.000, 1.500 ou 2.000 é um exercício cotidiano somente para os disciplinados. No Brasil de hoje, quanto mais se ganha, maior é o risco de viver completamente endividado. O provérbio popular “do pouco com Deus é muito” é para as camadas simples da sociedade. Vá usar esse argumento com a alta pirâmide? E aí é que mora o grande perigo. Estão fartos do mais do mesmo e estão doidos para se livrar disso. Não veem a hora de isso acontecer. Mas não estão nos palácios “aplaudindo e batendo palmas”? Mas a cabeça está em outros lugares. Nas ruas, o povo tem “xingado gente como nunca se viu” e, quando isso acontece, são sinais de que um futuro próximo se aproxima cada vez mais? Que nada, “os apartamentos estão abarrotados de dinheiro vivo” e, quando começar a “derrama”, tudo se reveste? Está vendo como costumam pensar? Só que desta vez será completamente diferente. E não tem “propaganda enganosa” que possa reverter o que o povo já decidiu?

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 15h01 - Fonte: ClimaTempo
32°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes